COLUNA MUSICAIS

GOMA

O Goma está localizado no centro da cidade de Uberlândia. O Goma está localizado, e isso é o mais importante. Uma idéia com lugar é sempre mais potente. E o Goma é forte pelo seu tanto de idéia e pelo seu tanto de lugar.

Como lugar, é aquilo que quem conhece, viu: uma loja (onde se expõem roupas, acessórios, peças de artesanato, discos, livros etc), o espaço do café, a galeria de arte e o espaço para shows. Como ideia, traduz uma visão de mundo que quer colocar em questão a velha lógica de circulação dos signos artísticos e culturais.
O fato de o Goma se localizar no centro da cidade se afigura como um emblema, um resultado feliz, da história recente da vida cultural em Uberlândia. As manifestações mais experimentais sempre foram relegadas à margem. Em termos de música pop, a “margem” mais efervescente, por anos e anos, foi a Universidade. Talvez tenha sido essa a configuração do universo pop-musical de Uberlândia, desde os anos noventa: no centro da cidade, as manifestações mais comerciais, fundadas na música cover e na técnica aprimorada dos músicos; na Universidade, as experimentações com a linguagem, as bandas mais malucas, ainda que sustentadas por músicos diletantes.

O Goma é emblema porque contribui para o embaralhamento dessa configuração. O Goma tira as coisas do lugar. Sacode. Favorece a proliferação das mensagens mais inventivas. Ao mesmo tempo em que finca, no centro de Uberlândia, uma bandeira assegurando território livre, espaço de experiência. Se o Goma assume papel fundamental na história da vida cultural de Uberlândia, sua atuação no cenário nacional não fica pra trás. O Coletivo Goma é um dos mais importantes na extensa rede do Circuito Fora do Eixo, movimento que conta hoje com mais de quarenta pontos consolidados em todo o país, e que vem assumindo cada vez mais o papel de protagonista na evidente renovação por que vem passando a música brasileira.

E vale aproveitar a deixa pra mandar um salve para o saudosíssimo Estação Cultura, laboratório de linguagem dos mais sofisticados, que segurou as pontas por muito tempo aqui em Uberlândia. Mas o Estação Cultura merece um capítulo à parte, nessa História de Quem Faz a Arte Acontecer em Uberlândia.

Publicado na coluna musicais, do jornal correio, de uberlândia

Um comentário:

Uberlândia disse...

é, você vai se lembrar de mim como um garoto sortudo.