COLUNA MUSICAIS

TRÊS HISTÓRIAS EM TORNO DO TRABALHO DO ARTISTA

1) Ao que o rapaz tentava fazer uma pergunta ao músico baiano TomZé, no festival de inverno de Diamantina, anos atrás: “TomZé, o senhor, que é um gênio...”, pá! TomZé bate a mão na mesa, interrompe o interessado rapaz, pra explicar: “amigo, eu trabalho como um danado todo santo dia, das 6 horas da manhã até a madrugada, isso desde os primórdios da minha vida, pra você vir aqui e me chamar de gênio? Sinceramente, fico ofendido com isso.”

2) No média-metragem “Lições de vida”, dirigido por Martin Scorsese, um celebrado pintor de Nova Iorque, em seu ateliê, conversa com a assistente, por quem é completamente apaixonado. O ateliê é magnífico: amplo, repleto de telas, sempre ao som de um tocador de fita executando rocks. Os dois artistas estão diante de uma tela da assistente. A pintora quer saber a opinião do “patrão” sobre seu trabalho. Claramente constrangido, diante da pouca expressividade da pintura (a tela é um desastre), o pintor se recusa a dar uma resposta. A assistente implora por um posicionamento claro: “diz que é ruim, esse trabalho. Diz logo que eu devo desistir da profissão”. A resposta é certeira: “não importa se esse trabalho é bom ou ruim. Disso não depende você continuar ou não na profissão. Se você é uma artista de verdade, você vai continuar e pronto. Fazer arte pra você não é questão de investir no que você está apta. É questão de necessidade. Fazer arte, pro artista, é inevitável.”

3) Um amigo músico está no estúdio de gravação de áudio. Vai gravar o primeiro disco de sua banda. Está feliz porque finalmente vai trabalhar com Sérgio Dias, guitarrista dos Mutantes. Sérgio vai produzir o disco. Num dos bate-papos, o amigo diz que é estudante de Psicologia. Sérgio, com uma espontaneidade infantil, transmite o que lhe passou à cabeça: “mas Pedro, me explica uma coisa: você trabalha com música ou é estudante de Psicologia?”
(publicado essa semana na coluna Musicais, do Jornal Correio, de Uberlândia)

2 comentários:

Roberta Costa disse...

Sensacional!

Nass Ju disse...

sensacional (2)