yoko ono

CLEANING PIECE

try to say nothing negative about anybody

a) for three days
b) for forty-five days
c) for three months

see what happens to your life.

......................................................................

END PIECE

each planet has its own orbit agenda. think of people close to you as planets. sometimes it´s nice to just watch them orbit and shine

.....................................................................

yoko ono significa olho no olho em japonês. textos estes são dela, fiz questão de anotar, a clarah averbuck fez questão de tirar foto ilegal. o segurança chamou atenção, distúrbio delicado no centro cultural banco do brasil.

tinha um labirinto com paredes transparentes. caminhar ali dentro gerava uma ilusão de ótica q igualava, visualmente, o espaço livre e o espaço obstruído. parede e passagem, a mesma coisa. aí era o pessoal desconfiar da visão e estender a mão, render-se à certeza do tato, ficar com cara de ceguim. certeza alguma existe no labirinto de paredes transparentes, quem pode ter certezas depois da invenção do cinema? eu mesmo experimentei com a testa o q fosse NÃO ali dentro. acelerei o passo, favoreci a alucinação, quis alucinar, os meninos lá de fora (paredes transparentes) menino rindos. disse pra clarah assim: nossa, eu alucinei muito. ela disse qualé, c tá alucinando desde o anhangabaú. ah, mas o anhangabaú é um labirinto, sampa é um labirinto, o campo de futebol é um labirinto, a palma da minha mão, o filme o iluminado do kubrick, o labirinto é deus em sua onipresença.

no meio do labirinto tinha uma privada. tinha uma privada no meio do labirinto. no meio do labirinto tinha uma privada.

caminha cidadão, por entre as passagens-parede desse labirinto, e quando encontrares a privada arria a calça e caga tua bosta dignamente, ó bisneto da costela de adão e do pecado de eva.

via mais racional, deixa eu percorrer de novo esse caminho. c sai do ponto de partida e no meio do labirinto encontra a privada. o q fazer, se lhe apetecesse cagar? cagar. cagar. cagar. cagar, a extrema sinceridade. sentar a bunda na porcelana fria e cagar. fazer aquele sorriso de cagando.

yoko olha no olho.

tinha tb o trampo através do qual o john se ligou. quem é essa menina? isso o enim me explicou. olha. uma escada pra subir, uma lupa pra olhar, uma tela branca pra ser olhada, no meio dela, pequenininha, a palavra yes - próprio punho da autora - pra ser navegada.

tinha uma sala cheia de trabalhos de outros artistas. yoko fez convite aberto. mandem recipientes para água, e dediquem esse recipiente pra quem faz cagada (no pior sentido) ou cagada (no melhor sentido). cildo meireles mandou chumaço de algodão. uma mina lá mandou uma foto de represa atravessada por metal bem na parte do muro que retém a água. metal atravessa o muro, coisa bonita de ser ver. título desse trampo: let it flow, traduzido por liberação do fluxo. isso esclareceu demais. nossa cultura está fundada sobre o signo da represa, o signo do não, o signo da prisão do ventre.

yoko says yes.

let it be, let it flow.

quem tiver olhos, veja se vê.

Um comentário:

huds on disse...

assim que comecei a ler esse post parou um caminhão aqui na porta do trampo com o rádio alto tocando beatles